domingo, 20 de maio de 2018

A historia da Internet

A base conceitual da Historia da Internet para a criação da Internet foi criada em grande parte por três pessoas e por uma conferência de pesquisa, cada uma das quais mudou a maneira como pensamos sobre a tecnologia, prevendo com precisão seu futuro:


  • Vannevar Bush escreveu a primeira descrição visionária dos usos potenciais da tecnologia da informação com sua descrição do sistema automatizado de bibliotecas "memex".
  • Norbert Wiener inventou o campo da cibernética, inspirando futuros pesquisadores a se concentrarem no uso da tecnologia para ampliar as capacidades humanas.
  • A conferência de Inteligência Artificial de 1956, em Dartmouth, cristalizou o conceito de que a tecnologia estava melhorando a uma taxa exponencial e forneceu a primeira consideração séria das conseqüências.
  • Marshall McLuhan fez a ideia de uma aldeia global interconectada por um sistema nervoso eletrônico parte de nossa cultura popular.


Em 1957, a União Soviética lançou o primeiro satélite, o Sputnik I, levando o presidente dos EUA, Dwight Eisenhower, a criar a agência ARPA para recuperar a liderança tecnológica na corrida armamentista. A ARPA nomeou JCR Licklider para chefiar a nova organização do IPTO com o mandato de promover a pesquisa do programa SAGE e ajudar a proteger os EUA contra um ataque nuclear baseado no espaço. Licklider evangelizou dentro do IPTO sobre os potenciais benefícios de uma rede de comunicações em todo o país, influenciando seus sucessores a contratar Lawrence Roberts para implementar sua visão.



Roberts liderou o desenvolvimento da rede, baseado na nova ideia de comutação de pacotes inventada por Paul Baran na RAND, e alguns anos depois por Donald Davies no UK National Physical Laboratory. Um computador especial chamado Interface Message Processor foi desenvolvido para realizar o projeto, e a ARPANET entrou em operação no início de outubro de 1969. As primeiras comunicações foram entre o centro de pesquisa de Leonard Kleinrock na Universidade da Califórnia em Los Angeles e Douglas Engelbart . s centro no Instituto de Pesquisa de Stanford.

O primeiro protocolo de rede usado na ARPANET foi o Programa de Controle de Rede . Em 1983, foi substituído pelo protocolo TCP / IP inventado por Robert Kahn , Vinton Cerf e outros, que rapidamente se tornou o protocolo de rede mais usado no mundo.

Em 1990, a ARPANET foi aposentada e transferida para a NSFNET . A NSFNET foi logo conectada à CSNET , que ligava Universidades da América do Norte e depois à EUnet , que conectava instalações de pesquisa na Europa. Graças em parte à gestão esclarecida da NSF, e alimentada pela popularidade da web , o uso da Internet explodiu depois de 1990, fazendo com que o governo dos EUA transferisse a administração para organizações independentes a partir de 1995.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O que é bitcoin?

Para cortar um pouco da confusão em torno do bitcoin, precisamos separá-lo em dois componentes.  Por um lado, você tem o bitcoin-the-token...