sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

O que é bitcoin?

Para cortar um pouco da confusão em torno do bitcoin, precisamos separá-lo em dois componentes. 

Por um lado, você tem o bitcoin-the-token, um trecho de código que representa a propriedade de um conceito digital - como uma IOU virtual. Por outro lado, você tem o bitcoin-the-protocol, uma rede distribuída que mantém um ledger de saldos de bitcoin-the-token. Ambos são referidos como "bitcoin".

O sistema permite que os pagamentos sejam enviados entre usuários sem passar por uma autoridade central, como um banco ou controle de pagamentos. Ele é criado e mantido eletronicamente. Bitcoins não são impressos, como dólares ou euros - eles são produzidos por computadores em todo o mundo, usando software livre.

Foi o primeiro exemplo do que hoje chamamos de criptocorrências, uma classe de ativos em crescimento que compartilha algumas características das moedas tradicionais, com verificação baseada em criptografia.



Quem criou o bitcoin?


Um desenvolvedor de software chamado Satoshi Nakamoto propôs o uso do bitcoin em 2008, como um sistema de pagamento eletrônico baseado em provas matemáticas. A ideia era produzir um meio de troca, independente de qualquer autoridade central, que pudesse ser transferido eletronicamente de maneira segura, verificável e imutável.

De que forma é diferente das moedas tradicionais?


Bitcoin pode ser usado para pagar as coisas eletronicamente, se ambas as partes estiverem dispostas. Nesse sentido, é como dólares, euros ou ienes convencionais, que também são negociados digitalmente. Veja o interessante no bitcoin:

1 - Descentralização


A característica mais importante do Bitcoin é que ele é descentralizado. Nenhuma instituição única controla a rede bitcoin. É mantido por um grupo de codificadores voluntários e administrado por uma rede aberta de computadores dedicados espalhados pelo mundo. Isso atrai indivíduos e grupos que se sentem desconfortáveis ​​com o controle que bancos ou instituições governamentais têm sobre seu dinheiro.

O Bitcoin resolve o “problema do gasto duplo” de moedas eletrônicas (no qual os ativos digitais podem ser facilmente copiados e reutilizados) por meio de uma combinação engenhosa de criptografia e incentivos econômicos. Em moedas eletrônicas fiduciárias, essa função é preenchida pelos bancos, o que lhes dá controle sobre o sistema tradicional. Com o bitcoin, a integridade das transações é mantida por uma rede distribuída e aberta, de propriedade de ninguém.

2 - Oferta limitada


Moedas fiduciárias (dólares, euros, ienes, etc.) têm uma oferta ilimitada - os bancos centrais podem emitir quantos quiserem e podem tentar manipular o valor de uma moeda em relação a outros. Os detentores da moeda (e especialmente os cidadãos com pouca alternativa) arcam com o custo.

Com o bitcoin, por outro lado, o fornecimento é rigidamente controlado pelo algoritmo subjacente. Um pequeno número de novos bitcoins goteja a cada hora, e continuará a fazê-lo a uma taxa decrescente até que um máximo de 21 milhões seja atingido. Isso torna a bitcoin mais atraente como um ativo - em teoria, se a demanda crescer e a oferta continuar a mesma, o valor aumentará.

3 - Pseudônimo


Enquanto os remetentes de pagamentos eletrônicos tradicionais são geralmente identificados (para fins de verificação, e para cumprir com a lavagem de dinheiro e outras legislações), os usuários do bitcoin, em teoria, operam em semi-anonimato. Como não existe um "validador" central, os usuários não precisam se identificar ao enviar bitcoins para outro usuário. Quando uma solicitação de transação é enviada, o protocolo verifica todas as transações anteriores para confirmar que o remetente tem o bitcoin necessário, bem como a autoridade para enviá-las. O sistema não precisa conhecer sua identidade.

Na prática, cada usuário é identificado pelo endereço de sua carteira. As transações podem, com algum esforço, ser rastreadas dessa maneira. Além disso, a aplicação da lei desenvolveu métodos para identificar usuários, se necessário.

Além disso, a maioria das trocas é obrigada por lei a realizar verificações de identidade em seus clientes antes de poderem comprar ou vender bitcoins, facilitando uma outra maneira de rastrear o uso de bitcoins. Como a rede é transparente, o progresso de uma transação específica é visível para todos.

Isso faz com que o bitcoin não seja uma moeda ideal para criminosos, terroristas ou lavadores de dinheiro.

4 - Imutabilidade


Transações de Bitcoin não podem ser revertidas, ao contrário de transações eletrônicas bancarias.

Isso ocorre porque não há um “juiz” central que possa dizer “ok, devolva o dinheiro”. Se uma transação for registrada na rede e se mais de uma hora tiver passado, é impossível modificá-la.

Embora isso possa inquietar alguns, significa que qualquer transação na rede bitcoin não pode ser adulterada.

5 - Divisibilidade


A menor unidade de um bitcoin é chamada de satoshi. É um centésimo milionésimo de um bitcoin (0,00000001) - aos preços de hoje, cerca de um centésimo de um centavo. Isso poderia permitir microtransações que o dinheiro eletrônico tradicional não

6 - Acompanhamento


Sendo uma moeda digital segura e acessível existem inúmeros métodos de saber o valor do bitcoin em reais através de sites especializados apenas em mostrar qaunto vale o bitcoin no momento, visto que o valor de 1 bitcoin pode variar assim como o dólar varias vezes ao dia. Sites como o Mercado Cotação é um exemplo de como saber o preço do bitcoin hoje, assim como é possivel e fácil saber o preço do dólar hoje ante ao real.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O que é bitcoin?

Para cortar um pouco da confusão em torno do bitcoin, precisamos separá-lo em dois componentes.  Por um lado, você tem o bitcoin-the-token...